terça-feira, 27 de novembro de 2012

Que loucura já fez por uma orquídea?

Quando se ama, o ser humano é capaz de cometer ações que até Deus duvida e quando se trata de orquídeas, o caso é mais grave, o orquidófilo excede em suas loucuras.
Foram muitas as que já fiz por uma orquídea, mas a pior foi me desfazer de todas as roupas de frio para comportar as orquídeas na mala. Em duas viagens que fiz, uma ao Rio de Janeiro e outra a São Paulo pensei que estivesse ficando louca, mas quando soube que eu não estava sozinha nesta, fiquei tranquila, é normal para um orquidófilo.
Então resolvi compartilhar as loucuras que os amigos já fizeram. É surpreendente cada resposta.

"Mês passado eu trouxe uma orquídea que eu queria muito. Uma Macodes petola. Imposível encontrar aqui. Então bisbilhotando em floricultura no japão me deparei com a planta. Não exitei e comprei. quase um mês para manter a planta viva plantada em um copo de vidro sem dreno algum, mas consegui. Na hora de vir embora o desafio de embalar. Tínhamos recebido um bolo de luxo de presente. Essas coisas no Japão é mais embalagem que bolo na verdade. Guardei cuidadosamente todas as peças da embalagem. Desenvasei a planta e enrolei o torrão de esfagno em papel toalha. Enfiei 4 hashis para manter a planta presa sem chaqualhar. Coloquei dentro da primeira caixa que era de papelão. Coloquei a embalagem cuidadosamente e colei com a etiqueta que eu havia guardado.Coloquei dentro da caixa externa que era de madeira e finalmente enrolei com o papel de presente dourado e prateado. Ficou faltando a C. walkeriana que não era tão delicada e caberia em qualquer lugar. Coloquei entre as sandálias de meu marido. Ao chegar em Londres só faltaram mandar tirar as cuecas.Tiramos os sapatos e fomos para o raio X. Eu estava tranquila, mas o meu marido super nervoso. O cara da alfandega resolveu zoar com a gente. Eu sei que ele viu a orquídea, mas não era problema dele. O Takahashi colocava a mão na mala e o cara batia com o detector de sei lá o que na mão dele e um riso safado na cara. Finalmente fomos liberados. Chegamos ao Brasil às 5 da manhã e nessa hora ninguém checa nada e pudemos passar com todas as mudas, bulbos e sementes que havíamos trazido. Cida (RJ)
Eu diria que escondi debaixo da camisa até estourei minha conta no Banco do Brasil... ainda não cheguei a chamar de linda a bruxa Meméia que tem uma linda planta na árvore fantasma da frente de seu covil...mas acabo chegando lá.
..Oswaldo (RJ)
Muitas loucuras, até roubadinha, mas não conta pra ninguem......LC (Pouso Alegre-MG).
ATRAVESSAR UMA CORREDEIRA COM ÁGUA ATÉ NA CINTURA, A CORREDEIRA TINHA 100 METROS DE LARGURA. Sandro Araújo - Sinop-MT

1 - Já fui escoltado por um proprietário de uma fazenda até o portão com um 38 nas costas;

2 - Escalei 60m de rocha para encontrar e fotografar a Cattleya velutina em Itatiaia RJ.; Alexandre  (SC)

No começo da carreira de orquidófilo fui enganado por uma safado.Como era iniciante e sem experiência em nada passaram a perna em mim. Quando vi uma flor branca em um toco seco comprei a touceira toda por 50,00 paus. O cara que não era orquidófilo mas um pai de santo e bichinha disse q tinha mais e que venderia barato. Marcamos o dia e quando fui ver, tinha uma caixa de descarga velha cheia de terra e com alguns dendrobiuns floridos que ele enfiou na terra como se tivesse nascidas ali na caixa. Quando cheguei em casa vi que estavam apenas enfiadas na terra. Como ele tinha vários santos na calçada voltei dias depois a noite e derrubei um com uns 0,80 cm de altura no chão e se partiu tudo kkkk.(desculpe alguns amigos que cultuam) mas foi meu troco. Martini  (SP).
Já "roubei" de um restaurante na beira de estrada! ela estava tão abandonada.... hehehehehe já gastei sem meu marido nem ter noção do valor!! e já fiz um cunhado interessado a entrar na família gastar quase 100 reais em orquídeas. ele viajou pro interior vizinho do seu em são paulo e as trouxe pra fortaleza!! kkkkkkkkkkkkkkkkk nossa!!! essa semana vou gastar mais ainda sem poder no FestOrquídeas!!!! Karen (CE.)
Bom, "tudo o que disser será utilizado contra você", já peguei emprestado sem devolver( nunca se rouba), já gastei salário de um mês, já disse que ganhei, mas nunca mostrei o saldo do cartão de credito , já peguei em área onde não se deve pegar e ai por diante, se é verdade que quando se morre se passa em todos os mundos, o das orquídeas vou passar batido , se não pegar uma de lá, se me entende ,ehehehehehe Clesio (RS)

"Levantar e iniciar as atividades diárias às 05:00 horas e encerrar às 23:00" - Divino (GO)

Estava no parque Magic Kingdon, no brinquedo Thailand. Um espécie de imitação de uma enchente.
Muitas árvores com vandáceus e bem pertinho de minha mão uma touceira de Ascocentrum. Foi uma ginástica tremenda para os seguranças não me virem. Mas consegui trazer. Na mala de despacho veio dentro de uma garrafa pet cortada. Rezei, 12 horas...
Hoje florida. pelo seu segundo ano consecutivo. Ângelo - (SP).
Cidinha

Bom foi uma loucurinha....
Estávamos eu e minha mãe em Aparecida/SP e descobrimos um lugar onde vendia orquídea. Isso eram 10 da manhã. Nos encantamos com uma claesiana trilabelóide( identificada mais tarde aqui na lista) e compramos. Até aí nada demais. Mas só íamos embora as  17 horas! Não podia deixar na van pois a pobre ia morrer cozida. Então andamos com ela! Ela almoçou com a gente de destaque na mesa e rendeu assunto. Foi ao banheiro. Entrou na igreja, nas lojas, tirou foto(postei aqui na lista) e veio em minhas mãos até chegar aqui. Foi apelidada de "Cidinha". Erika Maciel (MG)


Uns três anos atrás, sai de Itatiba levando as plantas para a exposição de Caxambu/MG. Previsão de três horas e meia de viagem, num calor de rachar de um mês de novembro.
O banco de trás do carro estava totalmente tomado por uma única planta, uma enorme touceira de Oncidium sphacelatum, totalmente coberta por enorme quantidade de flores distribuídas por dezenas de hastes florais que encobriam a visão do espelho retrovisor. Enfim, a certeza de um 1º lugar no pódium.
Obviamente, como costuma acontecer muitas vezes, errei o caminho! Passei por cidades que não estavam no meu mapa, rodei muitos quilômetros a mais que o necessário, e a viagem se prolongou por mais de 5 horas. Quando já estava chegando em Caxambu, já passando do meio dia, dou de cara com uma interrupção do tráfego por obras na estrada. Fiquei meia hora parado, no local, sob um sol causticante de céu sem nenhuma nuvem, com as portas totalmente abertas para tentar refrescar um pouco o carro, mas não deu. Aquilo virou uma caldeira onde as plantas estavam sendo cozidas. 
Quando cheguei ao local da exposição, enquanto vários orquidófilos tiravam as plantas do porta malas, eu tirei o Oncidium sphacelatum do banco de trás do carro. Gentes, ele saiu praticamente sem flores. Quase que apenas com as hastes "depenadas". Em compensação, meu carro ficou lindo, com aquelas centenas de flores murchas amareladas espalhadas pelo banco traseiro e pelo chão, que levei meses para conseguir limpar tudo.
Quanto ao julgamento, ficou registrada, na planilha da CAOB, a letra "D", significativa de planta sem condições de julgamento em razão do "estado floral" inadequado. Lógico! Como atribuir nota a uma planta sem flores e cozida? JF (SP)


A minha grande loucura pelas orquídeas, foi fazer á volta de 3000 km, de carro, desde de Valência ( Venezuela ) a Santa Elena de Uairen fronteira com Brasil, uma viagem fantástica, entre as muitas maravilhas que vi, está um rio cujo leito é em pedra ( jade ) assim me foi dito pela pessoa com quem foi nessa aventura, cuja cor me fez lembrar um tigre. José Correia (Portugal).
Aceitei ser presidente da Associação Mineira de Orquidófilos- AMO, em BHTE , e estou completando  10 anos nesta brincadeira.  " Que doidera  sô." Gleusa (BH);


Eu fiz um pomar, empolguei. Me informaram que as orquideas adoram as arvores frutiferas e cítricas. 
Bem agora tenho no jardim, nos vasos, nos canteiros: 
- laranja pera; - laranja champagne, - Laranja sanguinea, -laranja bahia, limão cravo, limão tahiti; ponkan, cereja, ameixa, nectarina, uvaia, feijoa, Romã, limão siciliano, goiaba roxa, goiaba branca, pera, pessego, figo, 2 jabuticabas, 4 parrreiras para fazer sombra para os orquideas em vasos. 
Mas o detalhe é o seguinte, moro em casa , na cidade, não tenho muito espaço já tinha alguns arbustos,  ainda conversando com uma amiga ela me deu 2 mudas de yuca, pois no sitio dela as orquideas adoram. 
Imaginem como está lindo, um pouco lotado, mas estou adorando, pois ganhei muitas mudinhas que coloquei nas pequenas arvores, espero que se desenvolvam juntas e fiquem magníficas e assim que comprar uma nova maquina fotografica, mostro para vocês.Carla Geanfrancisco Falasca - Guarulhos/SP


La locura que he realizado entre muchas, es casi morir de insolacion y deshidratacion por andar buscando Laelia speciosa alba y Laelia autumnalis, hace 5 años. Alejandro - 

Um comentário:

rosemir disse...

Caiu uma árvore imensa por cima de um rio na Serra do Mar, coberta de orquídeas de uns 40 tipos, num sítio de amigos. Nesses casos TODAS MORREM. A cada cheia do rio a árvore se desloca, até submergir. Colhi uns 3 sacos delas e trouxe no jipe Toyota veio lotado até o teto e passamos por TRÊS postos de guarda. Meu marido quase morreu de nervoso. kkk As orquídeas cobriram inteiramente um enorme paredão no corredor da minha casa. Levei UM MES inteiro para conseguir plantar todas. Algumas não consegui salvar, mas tenho ainda muito dessa aventura para mostrar.