sábado, 4 de agosto de 2012

Cultivo de Orquídeas: Da atividade de lazer à responsabilidade social

Este é o tema do seminário que a Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO realizará dia 18 de agosto do corrente ano, na Casa de José de Alencar, em Messejana, Fortaleza - Ce.
A foto do cartaz, um Catasetum albovirens de Sérgio Queiroz  foi escolhida por votação pelos membros da diretoria da ACEO, onde diversas fotos foram enviadas por orquidófilos do Brasil.

A programação foi cuidadosamente escolhida pela Diretoria atual procurando atender o público leigo e orquidófilos amadores, tanto que três dos palestrantes fazem parte da ACEO, são considerados ouro da casa e dois professores da Universidade Federal do Ceará, pesquisadores na área das orchidaceas, que gentilmente aceitaram o convite da associação.

Veja como ficou a Programação de Palestras:

  • 8:30h - Cattleya labiata no Ceará - Prof. Italo Gurgel (ACEO)
  • 9:30h - As abelhas na polinização das orquídeas - Prof. Breno Magalhães Freitas (UFC)
  • 11 h  -  Propagação de orquídeas: semeadura in vitro - método caseiro - Rogério Sella (ACEO)
  • 13:30h - Irrigação no orquidário - Thomaz Sidrim (ACEO)
  • 15 h  - Considerações evolutivas em orquídeas brasileiras - Prof. Christiano Franco Verola (UFC)
  • 16 h - Encerramento  com entrega de certificados emitidos pela UECE e Coquetel.
Duas oficinas de cultivo de orquídeas estão previstas para 10:30h e 14:30h. As oficinas visam mostrar como plantar corretamente uma orquídea, o uso adequado do substrato, vaso e adubação.

A Casa de José de Alencar, onde morou o grande romancista cearense José Martiniano de Alencar, é o local que sediará este evento de grande magnitude. As palestras se darão no auditório maior.
Italo Gurgel



Italo Gurgel é jornalista e professor aposentado da UFC. Nasceu em Caraúbas-RN.
Presidiu a ACEO por dois mandatos, atualmente exerce os cargos de Secretário e Assessor de Comunicação, administrando com esmero o site www.orquidofilos.com
Juntamente com Vera e Juliana Coelho, é responsável pela reestruturação da ACEO em 2006.
Italo se tornou um grande estudioso da família orchidacea, principalmente da Cattleya labiata, a "Rainha do Nordeste.
Kalina e Rogério Sella

Rogério Sella é Tecnólogo da área de TI e Analista de Sistemas com bacharelado em Matemática.
Na ACEO exerceu na gestão passada o cargo de Tesoureiro e na atual, é Diretor de Eventos.
Rogério desenvolve um trabalho de cultivo in vitro método caseiro e pretende transmitir durante o seminário, toda a sua experiência, mostrando que é possível reproduzir em casa, com sucesso, a reprodução de orquídeas.

Thomaz Sidrim
Thomaz Antonio Sidrim Carvalho é Engenheiro Civil formado pela UFC com especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos Sólidos.
Na Associação Cearense de Orquidófilos exerce o cargo de Vice Presidente.
É palestrante do seminário e falará de maneira clara e objetiva sobre "Irrigação".



Breno Magalhães Freitas, graduado em Engenharia Agronômica pela UFC, mestrado em Zootecnia também pela UFC e PhD em Abelhas e Poninização pela University of Wales Colege of Cardiff, 1955, Grã-Bretanha.  É membro da Iniciativa Brasileira dos Polinizadores e pesquisador em produtividade do CNPq - Nível 2. Prof. Breno proferirá palestra "As abelhas na polinização das orquídeas".

Christiano Franco Verola é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência Botânica e Ecologia Vegetal, atuando principalmente nas áreas de Ensino de Ciências, Biogeografia, Sistemática de Orchidaceae, Ecologia da Polinização, Biologia Reprodutiva e Estudos Biossistemáticos aplicados à conservação de espécies neotropicais.
Prof. Christiano proferirá palestra "Considerações evolutivas em orquídeas brasileiras".

Durante o seminário será vendido orquídeas, Adenium e acessórios para cultivo destas plantas, a cargo de Juliana Coelho e Michelle Canário, na parte externa do auditório.
Vera e Juliana

Michelle









A partir das 16 horas haverá entrega de certificados, lançamento da Cartilha de Cultivo de Orquídeas da ACEO e editada por Italo Gurgel e coquetel de encerramento. Esperamos contar com as presenças de alguns convidados ilustres, como o Sr. João Arruda - Diretor da Casa de José de Alencar, representante da Fundação Deusmar Queiroz e da professora Lúcia Helena Fonseca Granjeiro, pro reitora de extenção da UECE.
Vera Coelho e Profª Lúcia Helena
Vera Coelho é servidora pública federal aposentada, graduada em Ciência Econômicas pela UFC e na ACEO já exerceu os cargos de Secretária e Tesoureira e atualmente é Presidente da associação (2011/2013).

Nenhum comentário: