sábado, 5 de novembro de 2011

I Bienal de Orquídeas do Nordeste rende homenagem

Recife foi escolhida para sediar a I Bienal de Orquídeas do Nordeste, evento a nível nacional, que se realizou no período de 20 a 23 de outubro de 2011. A Bienal teve como patrono o cantor e orquidófilo Lenine, muito simpático e comunicativo.

Onze associações nordestinas estiveram presentes prestigiando as oficinas e palestras.

respresentantes da ACEO
 Da ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos foram 13 associados, dois participaram da programação: Italo Gurgel falou sobre a Cattleya labiata e Juliana Coelho mostrou como se planta corretamente uma orquídea. Ambos foram muito aplaudidos.

Na cerimônia de abertura vários orquidófilos convidados usando da palavras, iniciada por Lindon Barros, Presidente da ASSOPE. Vera Coelho, Presidente da ACEO falou da alegria e da honra em participar juntamente com os companheiro da associação.


Através de Lou Menezes, Engenheira Florestal, Coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil e Chefe do Orquidário Nacional do IBAMA concedeu Certificado de Honra ao Mérito ao orquidófilo de Pernambuco ODILON CUNHA sócio fundador da ASSOPE (na época SOPE) pelos inúmeros serviços prestados aos estudos e pesquisas realizadas na flora brasileira de orquídeas, junto ao Projeto Orquídeas do Brasil/IBAMA.


Sterpaula e Escobar
 Vale destacar também o trabalho da orquidófila Sterpaula e do artista plástico e escultor Achiles Escobar pela parceria firmada com o ORQUIS, Centro de Orquídeas de Pernambuco, garantindo a continuidade do trabalho social que a mesma vinha realizando em Maceió,  rendendo-lhe o título de Cidadã de Alagoas, lá integrou o projeto Orquídeas com Arte, Ação Social e Preservação.

Sterpaula recebe homenagem surpresa. A ASSOPE a escolheu como patronesse da I Bienal de Orquídeas do Nordeste e por ser umas das coordenadora do evento. Por outro lado o Centro de Pesquisas de Pernambuco Orquis concedeu a ilustre associada o título de Orquidófila Peregrina por ser uma orquidofila super atuante com participações nas exposições em todo o Brasil e detentora de inúmeros prêmios. Na próxima semana irá para a 20ªWOC - Vigésima conferência mundial de orquídeas em Singapura - evento que ocorre de três e três anos e ela tem participado desde o 17ªWOC.


Lou Menezes, Odilon cunha e Sterpaula
Durante a Bienal, Odilon Cunha e Sterpaula convidaram Lou Menezes para conhecerem um habitat de Cyrtopodium, motivo para inclusão de novas espécies no próximo livro a ser lançado sobre o gênero. O ORQUIS  e Sterpaula colaboraram com o Projeto do Orquidário Nacional do IBAMA-ORQUÍDEAS DO BRASIL.


Lenine ladeado por Odilon e Sterpaula

Parabéns aos ilustres orquidófilos e amigos homenageados: Odilon Cunha - Honra ao Mérito, Lenine - Patrono e Sterpaula - Patronesse da I Bienal de Orquídeas do Nordeste.

Vera Coelho

Nenhum comentário: