domingo, 13 de novembro de 2011

5º FestOrquídeas - Uma Celebração de Amor à Natureza


I FestOrquídeas
 Este ano a Associação Cearense de Orquidófilos fará sua quinta edição do FestOrquídeas tendo como local o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Atelier de Artes, na Praia de Iracema.

O I FestOrquídeas ocorreu em novembro de 2007 e foi marcado por um cenário rústico com gaiolas de ferro ornamentadas com orquídeas. Ficou muito bonito!


II FestOrquídeas

Pódium
 O II FestOrquídeas aconteceu em novembro de 2008. As bancadas eram revestidas por material rústico. A grande novidade foi a criação do troféu "Labiata de Ouro", confeccionado pela artista plástica Aurinete Porto.







3º FestOrquídeas
 Novembro de 2009 marcou o 3ºFestOrquídeas. Muitas palmeiras ornamentaram o ambiente, que já era bonito pelas orquídeas.

As bancadas de ferro em cor preta e as tábuas cobertas com um tecido beje.

Pódium do 3º FestOrquídeas


Pódium do 4º FestOrquídeas
 Em 2010 realizamos o 4º FestOrquídeas. O pódium era giratório coberto com toalha de fibra de coco. Ao redor todo cercado de buchinho.

Outro destaque do 4º FestOrquídeas foi uma cascata de Oncidium aloha que dava as boas vindas aos visitantes.



Este ano a ACEO tem boas surpresas na sua decoração, a começar pelas bancadas todas brancas e o pódium em madeira vazada devidamente confeccionado para este evento.

O 5º FestOrquídeas acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2011, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Serão três dias de exposição e vendas de orquídeas, Adenium, cacto, bonsai e muitas outras plantas para o seu jardim. Acessórios para jardinagem também serão comercializados, como vasos, cachepós, tutores, adubos, casca de arroz carbonizada, etc.
Outra grande novidade é a criação de mais um troféu, o de Mérito Cultural - para homenagear o orquidófilo Prof. Pedro Ivo, membro da ACEO, falecido em 06/03/2011.

A abertura está prevista para às 16 horas do dia 18/11 e o encerramento às 20:00h do dia 20/11. Teremos 8 oficinas de cultivo de orquídeas, 2 de Adenium, 1 de bonsai, 1 de arranjos florais, 1 de Ikebana, 1 de mini jardins, 1 de jardinagem e paisagismo. Na programação uma palestra com o catarinense Marcelo Vieira Nascimento, que falará no auditório em frente ao Planetário Prof. Rubéns de Azevedo, sobre "Pragas e Doenças em Orquídeas". Lou Menezes é nossa convidada e falará sobre Cattleya labiata e sua classificação, bem como discutirá em mesa redonda a IN nº 11 do IBAMA.

Atenção crianças, reservamos um espaço para vocês! No domingo, às 10 h teremos uma oficina de cultivo de orquídeas dada pelo Yan Ferreira, orquidófilo de 11 anos, que ensinará um jeito fácil de cultivar orquídeas.

Associados ou não concorrerão às 7 Categorias de Prêmios: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Botânica, Melhor Híbrido, Melhor Orquídea da Exposição e Mérito Cultural. Os primeiros colocados levarão o troféu "Labiata de Ouro", segundo e terceiro lugares, um certificado de participação. Participe deste show de beleza exótica!

4 comentários:

JCOrquideas disse...

Temos certeza de que será um sucesso!É uma celebração à natureza.Parabéns!

J.F. disse...

Oi, Vera.
Já vi as primeiras fotos. Parabéns ao pessoal da ACEO por mais esta realização de sucesso.
Abração.

caiocattleya disse...

Oi Vera Oi Ju!
Parabéns pelo belíssimo evento!
Abçs.

Caio

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada a todos pelos comentários.

Grande abraço,

Vera Coelho
Presidente da ACEO