domingo, 19 de dezembro de 2010

Stanhopea tigrina

Na reunião de dezembro da ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos muitas orquídeas estavam expostas, cada uma exalando seu perfume e chamando à atenção por sua beleza, mas nenhuma despertou  mais admiração do que a Stanhopea tigrina, flores imensas,  uma bela floração. Fiquei encantada porque só a conhecia por fotos. O Edmilson Costa, orquidófilo e membro da ACEO, a levou para abrilhantar nossa Confraternização Natalina.
Estrangeira, originária do México, é uma orquídea que vegeta regiões montanhosas de 700 a 1700 metros. Mesmo sendo de grandes altitudes pode ser cultivada em lugares temperados de alta umidade do ar, sempre em cestos abertos nas laterais para que as hastes florais saiam em profusão para baixo. Daí ser conhecida por orquídeas de "ponta cabeça". É extraordinária a floração, principalmente a vendo de perto. Perfumada, floresce no outono.
Aproveitamos a postagem para mostrar outras espécies de Stanhopea:

Stanhopea graveolens

Stan. Assidensis (tigrina x wardii)


Stanhopea insigne

Stanhopea lietzei

Stan. oculata

Stan. guttulata


Vera Coelho

2 comentários:

J.F. disse...

Oi, Vera.
Belas fotos! Minhas Stanhopea andam um tanto preguiçosas. Pelo jeito, será mais um ano sem floração.
A festa de confraternização do Clube Amigos da Orquídea-Viva, aqui de Vinhedo/SP, foi no sábado 11, aqui no sítio. Também com muita animação, como é próprio de nós, orquidófilos.
Abração.

João Garcia disse...

Adorei essa variedade, gostaria de conseguir algum exemplar, sou novato
Tenho algumas espécimes, mas essa adorei, Abraços!