segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Orquidário da Ilha Manôra é inaugurado.

O dia 02 de outubro de 2010 foi marcado com a inauguração do Orquidário da Ilha Manôra, no Eusébio. De propriedade de Italo Gurgel e Tereza Neuma, mais um espaço para acomodar as diversas orquídeas, construido com muito carinho. Aliás, carinho foi o que não faltou ao casal anfitrião, que recebeu cerca de 50 convidados, todos cultivadores de orquídeas, pertencentes à Associação Cearense de Orquidófilos.

O orquidário planejado e executado nas proximidades de um córrego, que em época invernosa propiciará às orquídeas uma boa umidade. Todo em madeira e coberto de tela na parte superior. As laterais abertas para dar mais ventilação às plantas. Todas as orquídeas ficam penduradas, exceção dos vasos pequenos, onde ficam em uma bancada.
A medida que os convidados iam chegando o incansável Italo fazia questão de levá-los para conhecer o orquidário, que homenageou sua mãe. Uma parada para tomar um suco servido por um garçom. Difícil era escolher entre os quatro sabores: graviola, cajá, goiaba e caju, todos feitos da fruta.
A placa de madeira com o nome do orquidário e uma orquídea talhada, confecção do artesão Ximenes.
Até chegar ao orquidário caminhamos cerca de 400 a 500 metros, debaixo de árvores nativas e de cajueiros. Registrei vários orquidófilos indo e vindo, com um largo sorriso no rosto.


 
Várias orquídeas "se perfumaram" para receber os inúmeros visitantes, as quais mostramos algumas:


A programação incluía no almoço uma feijoada, diga-se de passagem, muito bem feita! Acompanhada de muita carne, arroz, farofa, linguinça, bebidas diversas e uma variedade de sobremesa.  A mesa principal coberta com uma toalha branca e decorada com flores tropicais do sítio e cada mesinha uma garrafa com ramalhete de flores, tudo muito delicado, dispostas debaixo da copa de um frondoso cajueiro, cujo calor foi amenizado.


Um bingo de uma Vanda ocorreu com muita alegria e descontração na voz eloquente do Emanuel, sendo o feliz ganhador o meu amigo Nicodemos Sampaio. Muitos outros prêmios foram sorteados, entre canetas, camisetas, orquídeas, vasos e acessórios para orquídeas.
Italo solicitou dos associados participação maciça no 4º FestOrquídeas a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Agradecemos em nome de todos o convite e a receptividade tão característica deste querido e simpático casal. Abaixo muitas fotos que registrei dos convidados presentes.
Em tempo: Antes que alguém me pergunte, já respondo, o orquidário não é comercial, mas um hobby do nosso querido presidente da ACEO.




Nenhum comentário: