quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programação do 3º FestOrquídeas




Vale a pena lembrar a programação do 3º FestOrquídeas de Fortaleza, a acontecer nos dias 13, 14 e 15 de novembro do corrente ano, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Este ano a Associação Cearense de Orquidófilos, da qual faço parte, fará três oficinas de orquídeas, no horário de 17h. A de domingo o público alvo é o infantil. A ACEO tem duas crianças, ambas com nove anos, como associados. Pensando nisso é que Juliana Coelho fará uma exposição para as crianças.
A exposição poderá ser visitada a partir das 16 horas de Sexta-Feira (13/11) e se extenderá até domingo às 22 horas. Na programação teremos a palestra de uma orquidófila do Rio de Janeiro, Delfina de Araújo, proprietária de um dos melhores sites de orquídeas na internet: http://www.delfinadearaujo.com/  A Delfina virá com Sérgio Araújo, seu esposo, e falará sobre as "Cattleya brasileira" no sábado (14/11) às 19 horas, no auditório próximo ao Planetário.
Após a oficina de cultivo de orquídeas dada pelo Prof. Roberto Jun Takane, será lançado seu livro "Cultivo de Cactos e Suculentas Ornamentais", já bastante procurado pelos apreciadores das cactíneas. Tanto as oficinas, como a palestra são gratuítas.
Estão sendo aguardados orquidófilos dos quatro cantos do Brasil. Já tenho confirmado alguns nomes, que prefiro guardá-los numa caixinha de surpresa.
O 3º FestOrquídeas é uma realização da Associação Cearense de Orquidófilos, que conta com 32 anos de existência e tem mais de oitenta associados no seu quadro social.
No dia 13/11, de 09 às 13h, estaremos recebendo sua orquídea para ser exposta. Quem sabe ela ganha este belíssimo troféu confeccionado por Aurinete Porto exclusivamente para ACEO?

Quando pensamos em orquídeas, imaginamos logo aquela roxinha grande. É uma Cattleya labiata, a nossa representante maior. No entanto existem orquídeas de todos os tamanhos, formas e cores. Vamos procurar mostrar a exótica flor da Gongora quinquenervis, que está em plena floração. A do gênero Brassia, conhecida por orquídea aranha. As microorquídeas, tão pequenas, quase imperceptíveis a olho nú. Os belos coloridos dos híbridos, uma mistura de vários gêneros. As Vandas e Ascocendas, plantas da Tailândia e que se adaptaram tão bem ao nosso clima.





No 3º FestOrquídeas teremos além das belíssimas e exóticas orquídeas, stand´s de várias outras plantas ornamentais. Estaremos vendendo mudas de Adenium obesum (Rosa do Deserto), Hoya carnosa (Flor de Cera), Pereskia (Rosa Madeira) e cactos de diversas espécies.


Esperamos todos os amigos para um bate papo, uma troca de idéias ou simplesmente para apreciar as belezas do Criador.
Vera Coelho - Vice Presidente da Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO

domingo, 25 de outubro de 2009

Gleide Inês em Fortaleza



O Orquidário Terra da Luz teve a honra de receber a Artista Plástica Gleide Inês, de Campo Grande-MS, que veio passear em Fortaleza com o esposo. Ficou encantada com tantas orquídeas floridas e conheceu de perto o Adenium obesum, popularmente conhecido por Rosa do Deserto.
Pós Graduada em Artes pela UFMS, expôs na Europa, mais precisamente na França, suas telas em óleo, cujo tema "Florada de Ipês" apreciadora desta árvore que vegeta também o Mato Grosso do Sul.
Gleide também gosta de pintar os índios, as mulheres, e as paisagens de seu estado. Trabalha com cerâmica Raku, escultura, troféus e outras  artes. Todo o seu trabalho pode ser visto no site http://www.pantanal-artes.com.br/


Em passagem por Fortaleza conheceu um engenho de cana de açúcar, em Pindoretama, saboreou a nossa cajuína e a água de coco, conheceu diversas praias do Ceará, entre elas, Prainha, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Mundaú.

Estivemos em um produtor de plantas ornamentais e orquídeas, o Edmilson. Lá a Gleide pode comprar uma Cattleya labiata, considerada a "Rainha do Nordeste".


Como não podia deixar de ser, visitou exposições de artes, pintura e escultura no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Neste domingo, fomos ao Museu da Cachaça em Maranguape, onde ela e Otacir ficaram maravilhados com a estrutura do lugar e a história da família Teles de Menezes, fundadores da Ypioca, a cachaça exportada para 40 países.

Abaixo, muitas fotos de nossos passeios:





O que a Gleide tem de culta tem de simplicidade. Que venha outras vezes nos visitar e conhecer outros pontos turísticos que nosso Ceará tem a oferecer.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Denúncia de derrubada de árvore.

Ontem quando eu transitava pela Rua Domingos Olimpio, vi um lindo Ipê amarelo carregadinho de flores, pensei tirar a câmara da bolsa e fotografá-lo. Não o fiz porque estava com pressa, coisas do dia a dia. Hoje, quando passava novamente pela mesma rua, qual não foi minha decepção e tristeza, o Ipê estava cortado e estirado no chão. Deixo aqui minha indignação contra os órgãos públicos, que não respeitam à natureza. Não vou dar nome aos bois, porque não sei de onde partiu. O fato é que duas árvores já foram sacrificadas na mesma rua, na altura da Conselheiro Tristão. Isto é um caso para ser apurado, antes que cortem todas as árvores, a troco de que, eu não sei. Pura ignorância de quem fez isto. Infelizmente enquanto um planta, tem centenas derrubando árvores, porisso o mundo carece de ar puro e o efeito estufa está aí, pedindo socorro. Diga-se de passagem, hoje, dia 24 de outubro, é o Dia Mundial de Ação Climática. A mudança de clima que ocorre no mundo, tem tudo haver com a destruição das matas. Lamentável!


Vera Coelho
veracoelhov@gmail.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

100 POSTAGENS!




Nem me dei conta que já postei 100 artigos, todos falando da MÃE NATUREZA, dos AMIGOS, divulgando EVENTOS e PASSEIOS. Como diz meu amigo JF, na qualidade de semi aposentada, me presenteio diariamente com trocas de mensagens, um telefonema, até mesmo plantando. Assim é minha vida de Economista por graduação, funcionária pública por necessidade e jardineira por opção. Mãe de dois filhos já adultos, uma Turismóloga, o outro estudante de Veterinária. Plantas e animais são a minha paixão.

Apesar das perdas, sei que fazem parte da nossa vida, agradeço diariamente ao nosso Pai Criador, por todas as bençãos do dia.

A saudade é grande e sempre se fará presente. Importante é fazer desta saudade uma lembrança boa.

Espero continuar postando muitos assuntos, sempre agradáveis e de bom conteúdo. Abraços, Vera Coelho



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

3º FestOrquídeas de Fortaleza






No ano em que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa dez anos de existência, a ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos espera realizar o maior festival de flores no Atelier de Artes, reunindo orquídeas de seus associados, num desfile de formas, cores e perfumes.

Este evento, que está na sua terceira edição, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro e já faz parte do calendário de Fortaleza.

A expectativa deste ano é superar o público dos anos anteriores que atingiu dez mil pessoas e atrair delegações de associações orquidófilas de outros estados.

A programação foi lapidada com muito esmero pela atual diretoria, que promete com todos os associados transformar o Centro Dragão do Mar num belíssimo jardim, onde todas as flores sejam apreciadas e adquiridas, para isto teremos stand´s de vendas de orquídeas e outras plantas, além de vasos, adubos, etiquetas e outros acessórios para jardinagem.

Confira a programação:

DIA 13/11:

08:00h às 13:00h - Recebimento das plantas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
14:00h às 16:00h - Julgamento;
16:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas;
19:00h - Lançamento do livro “Cultivo de cactos e suculentas ornamentais”, do Prof. Roberto Jun Takane.

DIA 14/11:
09:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas;
19:00h - Palestra de Delfina de Araújo sobre “Cattleya brasileira” e lançamento do livro “Orquídeas brasileiras”, de Delfina e Sérgio Araújo.

Dia 15/11:
09:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas para crianças;
18:00h - Entrega dos troféus;
22:00h - Encerramento.

Na oportunidade convidamos a todos a prestigiarem o 3º FestOrquídeas, que promete mais uma vez celebrar com amor à natureza.







O cartaz exalta a bela Cattleya labiata Lindl., considerada a "Rainha do Nordeste", com ocorrência nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

À guisa de informações, a Cattleya labiata foi descrita pelo botânico inglês John Lindley, no ano de 1821 e reintroduzida em cultivo, em 1889, após a sua morte.
Unifoliada, floresce no verão/outono, exala um perfume matinal, apresenta diferentes variações de cores e formas. É provavelmente das Cattleya a de mais fácil cultivo, daí se adaptar em todas as regiões do país e no exterior, sendo usada preferencialmente nas hibridações.

Texto: Vera Coelho - Vice Presidente da ACEO
Foto: Gilberto Dias Ferreira
Fonte: Cattleya labiata autumnalis - L. C. Menezes

sábado, 10 de outubro de 2009

ACEO divulga programação oficial do 3º FestOrquídeas






No site http://www.orquidofilos.com/ da Associação Cearense de Orquidófilos, já podemos conferir a vasta programação do 3º FestOrquídeas de Fortaleza, maior evento da Orquidofilia, a nivel nacional, no estado do Ceará, que acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2009.

Como frisa o Presidente da ACEO, jornalista Italo Gurgel, todas as atividades serão direcionadas ao público e grátis, portanto, quem desejar assistir a palestra de Delfina de Araújo, orquidófila do Rio de Janeiro, sobre "As Cattleyas brasileiras" e divulgação de seu livro "Orquídeas Brasileiras" com ilustração de Sérgio Araújo, lançamento do livro "Cultivo de Cactos e Suculentas Ornamentais" do Prof. Roberto Jun Takane e as oficinas de orquídeas dadas pelos membros da associação, são todos convidados.

Muitas orquídeas dos colecionadores serão exibidas para o grande público, que terá a chance de escolher a orquídea mais bonita na sua visão, através do voto popular e a vencedora receberá o troféu Gerardo Carvalho.













Teremos, paralelamente, stand´s de plantas ornamentais de diversos produtores e o Orquidário Flores do Lago, de Patos de Minas, estará presente vendendo belas mudas de orquídeas. Além de plantas, o visitante poderá adquirir acessórios de jardinagem, camisetas, lápis, canetas e uma infinidade de produtos.

COMO FICOU A PROGRAMAÇÃO:

DIA 13/11:
08:00h às 13:00h - Recebimento das plantas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
14:00h às 16:00h - Julgamento;
16:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas com Takane;
19:00h - Lançamento do livro “Cultivo de cactos e suculentas ornamentais”, do Prof. Roberto Jun Takane.

DIA 14/11:
09:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas;
19:00h - Palestra de Delfina de Araújo sobre “Cattleya brasileira” e lançamento do livro “Orquídeas brasileiras”, de Delfina e Sérgio Araújo.

Dia 15/11:
09:00h às 22:00h - Visitação pública;
17:00h - Oficina de cultivo de orquídeas para crianças;
18:00h - Entrega dos troféus;
22:00h - Encerramento.









O 3ºFestOrquídeas destinará troféus nas categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Espécie Cearense, Melhor Híbrido e Melhor Espécie Botânica e a mais bonita orquídea na visão do público. Os ganhadores receberão a “Labiata de Ouro”, troféu criado com exclusividade para a ACEO pela artista plástica Aurinete Porto.

Venha e traga sua família e amigos! Garanto que será um festival de flores inesquecível.

Vera Coelho - Vice Presidente da ACEO

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tudo são flores, sim!

Foto: Florais de Minas



É primavera e as ruas começam a pintar de amarelo ouro, do lindo Ipê. Mais fossem espalhados pela cidade. No Ceará temos muitas plantas que se adaptam a sol pleno, como o flamboyant, Cássia, Ipê de Jardim, jacarandá e tantas outras. Não esquecendo as palmeira, a nossa carnaubeira, símbolo do Ceará. A própria SEMACE ou a Secretaria de Agricultura poderiam disponibilizar mudas para serem espalhadas por toda BR-116 e BR-222 e nas CE´s. Além de plantadas é preciso fazer a manutenção, limpeza dos canteiros e regas, por meio de carros-pipas, pelo menos uma vez por semana. Quem vai à Natal dá gosto de se vê uma cidade limpa e arborizada, canteiros gramados e plantas ornamentais. Está faltando iniciativa dos nossos órgãos. Vamos lá, gente, fazer desta cidade Terra da Luz, um lugar além de bonito, florífero.







E por falar em flores, em novembro ninguém pode esquecer. Anotem em suas agendas o 3º FestOrquídeas de Fortaleza. Os que fazem a ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos trabalham prazerosamente para transformar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, num espaço com muitas orquídeas dos associados e um stand com orquídeas para serem comercializadas por um orquidário comercial, vindo de Patos de Minas. Este evento acontecerá no período de 13 a 15 de novembro, no Atelier das Artes, em frente a Praça Verde. Além das exóticas orquídeas o público poderá adquirir acessórios de jardinagem e outras plantas, como a belíssima Flor de Cera (Hoya carnosa), Rosa do Deserto (Adenium obesum), Hortências, helicônias, mini lacre, samambaias, roseiras e muitas outras.






Quem desejar participar de oficina de cultivo de orquídeas, aproveitem, serão três, uma em cada dia, sendo no domingo para as crianças. Cada dia será um instrutor que repassará seus conhecimentos, todos da associação. São todas gratuitas.




A palestra com a orquidófila Delfina de Araújo, vinda do Rio de Janeiro, a convite da associação, será uma oportunidade de se conhecer "As Orquídeas Nacionais". Outros eventos estão sendo aguardados com muita ansiedade.
Orquídeas de gêneros diversos, espécies coloridas e com perfumes os mais variados, agradáveis ou não, sem falar nas formas que se apresentam.





O FestOrquídeas já faz parte do calendário da cidade. Este ano são esperadas delegações de vários estados e visitantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sejam todos bem vindos!
Para os amantes das Cactaceas, o Prof. Roberto Jun Takane, professor da UFC, lançará seu livro "Cultivo de Cactos e Suculentas", que diga-se de passagem, está ótimo!

Afinal o FestOrquídeas é uma "Celebração de Amor à Natureza".

sábado, 3 de outubro de 2009

Vem aí o 3º FestOrquídeas





O bazar realizado pela ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos, hoje, dia 03 de outubro, no pátio da Casa de José de Alencar, foi um sucesso de público, associados, orquídeas expostas, vendas de brindes variados.

Sorteio de três orquídeas rifadas: Bc. Binosa, que saiu para o Sr. Batista Demétrio, Blc. Bruno Bruno para o Sr. Thomaz Sidrim e a belíssima Cattleya labiata para Sra. Raimunda Zeneide. A todos nossos parabéns!



Juliana faz entrega de orquídea ao Sr. Thomaz e Italo a Sra. Zeneide.

Mas vem aí o 3º FestOrquídeas, a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A expectativa é superar os anos anteriores com relação a orquídeas expostas. Vamos procurar mostrar as microorquídeas em maior quantidade. As Vandas prometem ser as grandes vedetes do evento. Tem lugar para os belíssimos híbridos, espécies nacionais e estrangeiras comporão o espaço. Estamos torcendo também para termos mais Catasetíneas nesta exposição, de modo que todas brilharão.




Catasetum pileatum imperiale e Catasetum barbatum.









Vanda Leopard e Cattleya brabantiae.
Para este ano estamos esperando delegações das associações orquidófilas dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, bem como amigos de outros estados da Federação.










Na programação a vinda de Delfina de Araújo que ministrará uma palestra sobre as "Orquídeas Nacionais". Na oportunidade lançará seu livro em Fortaleza, intitulado "Orquídeas Brasileiras", ao lado do esposo, Sérgio Araújo, que participa com fotos de altíssima qualidade. O site http://www.delfinadearaujo.com/ é um dos mais completos, com excelentes informações, palestras e dicas. Confesso que foi a Delfina foi minha primeira mestra, quando eu não sabia nada de orquidofilia.
Ainda na programação lançamento do livro de "Cultivo de Cactos e Suculentas" do Prof. Roberto Jun Takane, da Universidade Federal do Ceará.
Três oficinas de cultivo de orquídeas serão dadas por membros da ACEO no Atelier das Artes. A de domingo terá as crianças como público alvo. O objetivo é transmitir a futura geração uma mensagem de preservação e proteção das orquídeas no seu hábitat.
O orquidário comercial convidado é o Flores do Lago, de Patos de Minas, que estará vendendo espécies e híbridos de orquídeas.
O cobiçado troféu "Labiata de Ouro", confeccionado por Aurinete Porto com exclusividade para ACEO, será a maior premiação em orquídeas nas seguintes categorias: 1) Melhor Cattleya labiata; 2) Melhor espécie nacional; 3) Melhor espécie estrangeira; 4) Melhor espécie botânica; 5) Melhor híbrido 6) Melhor orquídea, esta escolhida pelo público, através de voto.

Até o dia da exposição faremos postagens direcionadas para o maior evento da Orquidofilia no estado do Ceará. Aguardem!
Vera Coelho - Vice Presidente da ACEO

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FestBazar já é um sucesso!






Nem começou o Bazar da ACEO e já colhemos frutos. Com o apoio dos associados, da imprensa falada e escrita, os resultados são positivos. Prendas feitas por mãos delicadas, as mesmas que cultivam orquídeas, não param de chegar.
Amanhã, a partir das 10 horas, todos à Casa de José de Alencar. Na oportunidade o público poderá adquirir livros, revistas, postais, canetas e camisetas da ACEO, artesanatos pintados e bordados à mãos, bijouterias, plantas diversas e orquídeas. Todas doadas pelos associados ou amigos destes. O mais bonito nisso tudo é o espírito de colaboração.

Sob um cajueiro frondoso faremos uma pequena mostra das orquídeas dos associados, mostrando o cultivo, forma de plantar, as diferentes variedades de flores, quer na forma, cores e perfume. Você poderá ver também flores grandes, vistosas, mas poderá se encantar pelas microorquídeas.
Mas o que é a ACEO propriamente dita?
A ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos não tem fins lucrativos. É uma entidade civil, cultural, técnica e científica. Seus eventos são apoiados por empresas públicas ou privadas e mantida por contribuição simbólica de seus membros. Para realizarmos uma exposição nacional, como ocorre todos os anos em novembro, precisamos de recursos para cobrirmos as despesas com cartazes, banner, passagem e hospedagem dos palestrantes, e outras não menos importante. Este ano por conta da crise mundial, pouco conseguimos, mas nem porisso cruzamos os braços, muito pelo contrário, ficamos fortalecidos e determinados, cada um passou a ter idéias e mais idéias e foi assim que surgiu o FestBazar.


A ACEO é depositária do legado científico e tecnológico, mantenedora dos acervos e continuadora do trabalho iniciado pela Sociedade Cearense de Orquidófilos, entidade fundada em Fortaleza, em 26 de outubro de 1977.


Em seu Capítulo II, Artº 2 letra e) um dos objetivos da ACEO é "Promover exposições, feiras, cursos, palestras, seminários, simpósios e outros eventos que contribuam para divulgar a orquidofilia e melhorar o conhecimento técnico e científico de seus associados e da comunidade em geral".

A Diretoria 2009/2011 é formada pelo Presidente Italo Gurgel, pela Vice Presidente Vera Coelho, por duas secretárias: Emília e Teresinha Gomes, por dois tesoureiros, Rogério e Kalina, por um Diretor Técnico, Luiz Wilson Lima Verde, por uma Diretora de Eventos, Juliana Coelho e por um Conselho Fiscal e Deliberativo, Fernando Meireles, Mirian Feijó e Estanislau Queiroz.













Durante o ano a ACEO promove diversos eventos, quer em shopping, parques, serras, universidades, etc. Participou por dois anos consecutivos do Festival Café com Chocolate e Flores, em Pacoti.


Por três anos participa do "Orquídeas de Março" no Shopping Del Paseo.






Abaixo Italo Gurgel e Vera Coelho, no stand de orquídeas montado em Pacoti.







Visitem nosso site: http://www.orquidofilos.com/
Contatos por e-mail: aceo1977@yahoo.com.br