sábado, 7 de novembro de 2009

Sociedade de Assistência aos Cegos, uma instituição de AMOR!



Quem passa pela Av. Bezerra de Menezes em frente à Sociedade de Assistência aos Cegos não faz a menor idéia da grandiosidade do trabalho daqueles profissionais abnegados e da Presidente Maria Josélia Sá e Almeida.
Tivemos a felicidade de visitar todos os seus centros ao lado da Sra. Josélia, que nos mostrou com muito carinho e orgulho "de mãe" todo o funcionamento do SAC através dos professores e coordenadores.
Funciona ali o Instituto Hélio Góes, educando crianças e jovens, da educação infantil ao ensino fundamental.
O Serviço Social acompanha o deficiente visual proporcionando uma vida de qualidade, com encaminhamentos nas áreas de Prevenção, Educação, Saúde e Profissionalização.
Através de atividades como o artesanato, a locomoção motora é estimulada, bem como a auto-estima. Muitos talentos são revelados.
E por falar em talentos, o Projeto Pedagógico Cultural "Tudo a Ver" descobre através do canto, da dança, da pintura, da arte de representar. Jovens se revelam e exercitam a cidadania. Conhecemos o jovem Italo, que além de cantar muito bem, ainda compõe.
A orientação e mobilidade é um programa que transmite aos deficientes visuais a segurança de andar, atravessar uma rua, andar de ônibus, circular numa praça.
Estivemos presentes também na Biblioteca Braille Josélia Almeida com muitos livros traduzidos para o Braille.
A CDteca é um centro onde as crianças, jovens e adultos aprendem através dos sons, ou seja, livros de poesias são gravados para o CD. O Projeto Curumim é um Centro de Gravação de Livros Falados, onde voluntários emprestam a sua voz, num gesto solidário, gravando livros didáticos e literários. É formado pela Rádio DOSVOX, apresentado por crianças.
Na Brinquedoteca a criança desperta o gosto pela brincadeira ao mesmo tempo que desenvolve a locomoção motora.
Um dos centros mais importantes é a Imprensa Rosa Baquit, onde é feita a digitação em Braille ou a tinta, depois de encadernado, o livro ou jornal é encaminhado à biblioteca para consulta. O esporte é uma prática constante dos alunos, quer nadando, praticando hidroterapia, correndo, jogando. O Prof. Vicente é o responsável por esta área e está implantando o uso da bicicleta para diminuir as limitações. Conhecemos o Prof. Paulo Roberto, do Centro de Estudos DOSVOX Prof. José Antonio Borges, sistema implantado para que o deficiente visual acesse editores de textos, internet e outros programas.
O Centro de Prevenção à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda tem uma equipe de Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Estimulação Visual que procura detectar possíveis deficiências para desenvolver um trabalho de superação.
O Centro de Capacitação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho, abre as portas para o deficiente visual se capacita para trabalhar. Todos estes centros funcionam gratuitamente.
E como tudo isto é mantido? Alguma ajuda do Governo? Que nada!
A Sociedade de Assistência aos Cegos é mantida pelo Hospital Alberto Baquit Júnior, cujas verbas arrecadadas dão suporte ao trabalho social. Mas isto não basta! Esta obra gigantesca plantada em 19 de setembro de 1942 necessita que nossos governantes olhem mais com mais atenção. Se todos pudessem conhecer o trabalho, a dedicação destes profissionais, que dedicam suas vidas e seus conhecimentos com amor,  paciência e dedicação, com certeza teriam outra visão. Nunca é tarde! Não é preciso ter olhos para ver, procure ver com o coração.
Quarta-Feira passada, dia 04/11/09 participamos como representantes da ACEO, do cerimonial que todos os dias é realizado às 13h. Fomos fazer o convite a todos da SAC para participarem do 3º FestOrquídeas de Fortaleza a ser realizado no período de 13 a 15 deste mês, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Durante a exposição o deficiente visual vai poder ler em Braille um texto sobre Cultivo de Orquídeas, tocar em algumas plantas e tirar suas dúvidas. A SAC ficou de comparecer no dia 13, Sexta-Feira, a partir das 13h. Será um ato de cidadania e de muita emoção.


Aqui, fotos que tirei no dia do cerimonial.

Juliana - Diretora de Eventos responde as perguntas dos jovens sobre o cultivo de orquídeas.






Professores e alunos escutam atentamente nossas explicações.

                                                                                                                                                                                                                                                                         Duas coisas me chamaram mais atenção: a disciplina e a alegria estampada no rosto de cada um.

Dia 05 de dezembro haverá um dia de ação e cidadania. É a oportunidade que você tem de adquirir um artesanato confeccionado pelos alunos e colaborar de alguma forma com a Sociedade de Assistência aos Cegos. Deixo uma sugestão, que tal doar aquela bicicleta velha e quebrada que está esquecida em sua casa, tenho certeza que será recuperada e passará a ser usada pelos jovens em suas atividades esportivas.
Vera Coelho é Orquidófila e Vice Presidente da Associação Cearense de Orquidófilos.

Nenhum comentário: