quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programação do 3º FestOrquídeas




Vale a pena lembrar a programação do 3º FestOrquídeas de Fortaleza, a acontecer nos dias 13, 14 e 15 de novembro do corrente ano, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Este ano a Associação Cearense de Orquidófilos, da qual faço parte, fará três oficinas de orquídeas, no horário de 17h. A de domingo o público alvo é o infantil. A ACEO tem duas crianças, ambas com nove anos, como associados. Pensando nisso é que Juliana Coelho fará uma exposição para as crianças.
A exposição poderá ser visitada a partir das 16 horas de Sexta-Feira (13/11) e se extenderá até domingo às 22 horas. Na programação teremos a palestra de uma orquidófila do Rio de Janeiro, Delfina de Araújo, proprietária de um dos melhores sites de orquídeas na internet: http://www.delfinadearaujo.com/  A Delfina virá com Sérgio Araújo, seu esposo, e falará sobre as "Cattleya brasileira" no sábado (14/11) às 19 horas, no auditório próximo ao Planetário.
Após a oficina de cultivo de orquídeas dada pelo Prof. Roberto Jun Takane, será lançado seu livro "Cultivo de Cactos e Suculentas Ornamentais", já bastante procurado pelos apreciadores das cactíneas. Tanto as oficinas, como a palestra são gratuítas.
Estão sendo aguardados orquidófilos dos quatro cantos do Brasil. Já tenho confirmado alguns nomes, que prefiro guardá-los numa caixinha de surpresa.
O 3º FestOrquídeas é uma realização da Associação Cearense de Orquidófilos, que conta com 32 anos de existência e tem mais de oitenta associados no seu quadro social.
No dia 13/11, de 09 às 13h, estaremos recebendo sua orquídea para ser exposta. Quem sabe ela ganha este belíssimo troféu confeccionado por Aurinete Porto exclusivamente para ACEO?

Quando pensamos em orquídeas, imaginamos logo aquela roxinha grande. É uma Cattleya labiata, a nossa representante maior. No entanto existem orquídeas de todos os tamanhos, formas e cores. Vamos procurar mostrar a exótica flor da Gongora quinquenervis, que está em plena floração. A do gênero Brassia, conhecida por orquídea aranha. As microorquídeas, tão pequenas, quase imperceptíveis a olho nú. Os belos coloridos dos híbridos, uma mistura de vários gêneros. As Vandas e Ascocendas, plantas da Tailândia e que se adaptaram tão bem ao nosso clima.





No 3º FestOrquídeas teremos além das belíssimas e exóticas orquídeas, stand´s de várias outras plantas ornamentais. Estaremos vendendo mudas de Adenium obesum (Rosa do Deserto), Hoya carnosa (Flor de Cera), Pereskia (Rosa Madeira) e cactos de diversas espécies.


Esperamos todos os amigos para um bate papo, uma troca de idéias ou simplesmente para apreciar as belezas do Criador.
Vera Coelho - Vice Presidente da Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO

Nenhum comentário: