terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Nasce mais um orquidário!












Cresce a cada dia o interesse das pessoas em cultivar orquídeas. Aquelas que cultivaram há alguns anos estão sentindo a necessidade de preencher o tempo com atividades prazerosas e as orquídeas funcionam como terapia. Quem nunca cultivo e viu uma pela primeira vez, se apaixona por estas flores tão exóticas! Começa geralmente com uma Phalaenopsis, um Dendrobium, uma Cattleya e sem nem perceber, monta uma coleção.

Até bem pouco tempo a minha filha Juliana implicava com as minhas orquídeas, dizia não saber o que via nelas. Quando chegávamos no sítio e eu ficava horas e horas a fio dentro do orquidário, esquecendo do mundo, das pessoas, dos problemas e até de comer, ela resmungava dizendo que queria ir embora. De tanto ver as florações das minhas, as espécies bem diferentes, o colorido, o perfume, não teve jeito, foi se contaminhando e adquiriu uma, duas e já está com uma centena. Da mesma forma que aconteceu comigo, não cabia mais em casa, passando a ter um cantinho só para elas. No início debaixo de um jambeiro, em bancadas e penduradas. O número cresceu e agora? Partiu para um orquidário simples e barato, mas muito bonitinho. Usou tenda, tirou o plástico e cobriu com sombrite. Nas bancadas usou madeira e os pés de pvc. Não deve ter gasto duzentos reais. E olha, como ficou bonitinho! Precisamos batizá-lo, que nome terá ele?

Hoje, quando vamos ao sítio fico no meu orquidário e ela no dela, vistoriando cada vaso, adubando ou simplesmente apreciando cada uma que a presenteia com flores. Como são três tendas, tem bastante espaço para fazer mais bancadas, só não pode é ultrapassar, do contrário vai querer que eu compre o sítio do vizinho.
Brincadeiras à parte, não é simpático o orquidário da Ju!
Texto e fotos: Vera Coelho

Nenhum comentário: