terça-feira, 11 de novembro de 2008

Orquidário Dragão do Mar



Quem passava no Atelier das Artes no Centro Dragão do Mar no dia de hoje (11/11/2008) presenciou novos e abnegados "jardineiros" montando um orquidário natural. As árvores que fazem parte do jardim interno deste espaço ganharam muitas espécies de orquídeas, uma gentileza da Associação Cearense de Orquidófilos - ACEO e um sonho do Diretor de Ação Social, Sr. Roberto Galvão. Os jardineiros aqui citados, nada mais eram que os associados que se dispuseram a realizar mais um orquidário aberto ao público. Lembrando que o primeiro foi feito ano passado, no sítio da Casa de José de Alencar, em Messejana.











O paisagista Marco Aurélio Duarte comandou todo o layout do jardim, onde outras plantas substituiram algumas ali existentes. A turma pegou no pesado, cavou buraco, carregou pedras, subiu em árvores, no final ficou tudo muito bonito! Quem participou deste trabalho: Além do Marco, Júlio César, Juliana, Francisca Bonfim, Vera Coelho, Emília, Michele e Rogério.

Preferimos usar orquídeas da região Nordeste, como a Cattleya labiata, Cattleya granulosa, Dimerandra emarginata, Gongora quinquenervis, Epidendrum ciliare, Epidendrum radicans, Epidendrum fulgens, Prosthechea fragrans, Polystachia concreta, Oncidium ceboleta, Cyrtopodium, Catasetum e um canteiro de Spathoglottis plicata e unguiculata, por se adaptarem facilmente e ao mesmo tempo, não sair do regionalismo.
No próximo dia 14 de novembro tem-se início o II FestOrquídeas de Fortaleza, o maior evento de Orquidofilia no Estado do Ceará, evento que atrai dezenas de pessoas de outros Estados e do interior. Quem não se encanta pela beleza de uma orquídea! Seu perfume é sentido a muitos metros de distância, tanto que em algumas espécies as abelhas são atraídas para fazerem a polinização.
No II FestOrquídeas teremos duas palestras, a primeira será conferida pelo professor e escritor René Rocha, de Areado-MG. Autor do livro ABC do Orquidófilo, para uma, várias e muitas orquídeas. Este livro tem tido boa aceitação no meio orquidófilo pela linguagem simples e didática como os ensinamentos são passados. Estará à venda durante os três dias de exposição. Esta palestra acontecerá no auditório próximo ao Planetário, no sábado, às 10 h. Já a segunda palestra será dada pelo Prof. Roberto Jun Takane, Engenheiro Agrônomo e autor de vários livros. Estará falando sobre substrato, entre outros assuntos. Esta palestra está marcada para 17 horas de sábado no mini-auditório próximo ao Museu do Vaqueiro.
Dentro da programação teremos duas oficinas de orquídeas, a primeira será na sexta-feira, dia 14/11 às 17 h, por Espedito Vidal. Já a segunda, no domingo, às 10h por Waldir Leite. Esta oficina se destina ao público leigo, que tem vontade de cultivar orquídeas e sente dificuldades até mesmo em plantar. Os dois associados tentarão desmistificar a idéia de que cultivar orquídeas é difícil.
Muitas orquídeas estarão expostas para apreciação. Três orquidófilos de libada reputação estarão julgando as mais bonitas e obedecendo todos os critérios técnicos-científicos. Estas ganharão notas e as três mais votadas serão premiadas em cada categoria, no entanto somente uma, ganhará um belíssimo troféu. Portanto, 6 troféus serão entregues ao felizes ganhadores, uma verdadeira obra de arte confeccionada por Aurinete Porto, exclusivamente para o II FestOrquídeas. O público, como bom juíz, também terá oportunidade de votar na que achar a mais bela. E a orquídea que obtiver mais votos ganhará o troféu Gerardo Carvalho.


Tudo pronto para começar o II FestOrquídeas! Saudamos nossos visitantes, o público, amigos e familiares que estarão conosco nestes três dias. Aproveitem e comprem orquídeas no Orquidário Flores do Lago, que estará vendendo orquídeas de todos os preços. Procure se informar se é orquídea de região quente, assim não sentirá dificuldades de cultivá-la. O Sr. Aroldo, propietário do orquidário estará tirando suas dúvidas quanto a luminosidade, adubação, substrato, etc.
Os associados e os recepcionistas contratados se revezarão para melhor atender e sempre com cortezia e simpatia.
Sejam todos bem vindos à Terra do Sol, à Terra da Luz, à Terra de Iracema!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vera, imagino o trabalhão que vocês tiveram. Mas no final é recompensador ver tudo organizado e tão belo que vale o cansaço, não é mesmo?

Gostaria muito de assistir a uma palestra do Prof. Takane a quem muito admiro (embora sem conhecê-lo) por sua simpatia em responder aos leitores em uma revista especializada em orquideas.
Tenho também um de seus livros que é um dos meus preferidos!
A programação está o máximo!
Parabéns a todos vocês que deixando de lado seus afazeres e obrigações tanto se empenharam para propiciar aos visitantes dias inesquecíveis!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia, é verdade, os nossos serviços domésticos estão se acumulando em razão de nossa exposição. Passado o evento quero dar um tempo para mim, que tanto mereço.
Ontem foi cansativo, mas recompensador. Ainda faltam colocar algumas orquídeas, mas a gente fará com o tempo.
Dr. Takane realmente é um ótimo palestrante. Já nos concedeu umas três palestras e todas bem proveitosas. Ele é professor da Universidade de Cantareira, em SP, para você talvez seja mais perto. Quando tiver oportunidade, não deixe de assistir um curso ou palestra. Livros dele, devo ter dois e sei que estará lançando mais dois para o começo do ano.
Grande abraço, Vera