sábado, 8 de novembro de 2008

II FestOrquídeas e os Indios


Você há de me perguntar: O que tem haver índios com orquídeas? Muito, afinal as orquídeas e índios vivem harmonicamente nas matas. Aprenderam a conviver e a se respeitar, fazendo parte de um cenário natural e da cultura de um povo. O FestOrquídeas tem como tema "Uma celebração de amor à natureza" e agora ao lado dos indígenas, reverencia essa raça forte, mas muitas vezes relegada a um segundo plano, uma vez que seus direitos nem sempre são respeitados.

Parece que foi combinado, mas juro que não foi, mas durante o II FestOrquídeas, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no Atelier das Artes, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, haverá na Praça Verde, bem em frente à exposição, uma apresentação de dança dos índios de vários Estados brasileiros. No Jornal O Povo, de 06/11/2008, traz a matéria com muitas informações. Quem for à exposição de orquídeas a partir de 20h vai apreciar a dança, o canto e a maior expressão cultural do povo indígena. São dois eventos distintos, coincidentes no local, nos dias e horários. Vejam matéria completa:

"De 14 a 16 de novembro, povos indígenas de três estados brasileiros vão transformar a Praça Verde do Dragão do Mar em um pátio característico das aldeias, trazendo para o espaço cênico da capital cearense a beleza, a riqueza e a força do canto e a dança de rituais transmitidos de geração a geração. É o Rito de Passagem, projeto lançado há oito anos pelo Instituto das Tradições Indígenas(IDETI), em São Paulo e que volta ao Centro Dragão do Mar, onde esteve em março de 2006. Na segunda apresentação em Fortaleza, o Rito de Passagem traz seis povos nativos do Ceará, São Paulo e Tocantins. A abertura, no dia 14, será com os povos cearenses: Tapeba, Pitaguari, Jenipapo-Kanindé e Tremembé. No dia 15, apresenta-se o povo Guarani, de São Paulo. Para encerrar, dia 16 o povo Karajá, de Tocantins, mostra a beleza de seu canto e dança. A programação terá início sempre às 20 horas. Além das apresentações, uma mostra de vídeo será realizada no dia 15, no auditório do Centro Dragão do Mar, das 14 às 18 horas. Nas telas, produções de realizadores indígenas de várias etnias do Brasil. Serão seis vídeos, a maioria documentários que tratam da questão indígena, são eles: A'uwê Uptabi - O Povo Verdadeiro, Peju katu Kyringue'i, Rito de Passagem, Tainá-Kan, Tapebas – resgate e memória de uma tribo , Manoá – A lenda das queixadas . SERVIÇO Rito de Passagem - Canto e Dança Ritual Indígena - De 14 a 16 de novembro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dia 14 às 20h: Tapeba (CE), Pitaguari (CE), Jenipapo-Kanindé (CE) e Tremembé (CE); Dia 15 às 20h: Guarani (SP); Dia 16 às 20h: Karajá (TO). Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Informações: (85) 3488 8600, 3488 8606 ou http://www.ideti.org.br/. Mostra de Vídeos Indígenas – Dia 15, das 14h às 18h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. "
A foto foi extraída do Jornal O Povo.

Nenhum comentário: