sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Conhecendo Cesário Sales

Brincar com as plantas e ir criando formas, desenhos, arte. Essa é a paixão de Cesário Sales, paisagista que assina as belezas de jardins espalhados pelo município de Viçosa do Ceará. Com muita sensibilidade e criatividade Cesário faz trabalhos únicos que transformam o que a natureza oferece de forma bruta, em espaços sublimes.A cidade de Viçosa do Ceará é hoje o principal cartão de visita desse artista das plantas. Cesário foi responsável pela magnitude de espaços como o bosque e as escadarias da Igreja do Céu, jardins espalhados pela cidade, canteiros centrais de avenidas e outros trabalhos nos distritos de Viçosa. O mérito do seu sucesso está também na confiança que lhe deu o ex-prefeito do local, Evaldo Soares. Após trinta anos afastado da jardinagem, em 1999, Cesário voltou a Viçosa, sua terra natal, com a idéia de embelezar o lugar. Levou um projeto ao então prefeito Evaldo Soares que acreditou no seu potencial e permitiu que ele fizesse intervenções na natureza da cidade. O resultado dessa parceria é apreciado até hoje pela população e pelos turistas que visitam Viçosa do Ceará. Antes disso, ainda menino, Cesário havia trabalhado no jardim de um empresário português residente em Fortaleza. Foi ali que iniciou suas incursões pelo caminho do paisagismo. Por uma peça do destino passou trinta anos trabalhando em outras atividades, em diversos estados do Brasil, mas com aquela paixão pelas plantas bem viva, apenas adormecida. Ao voltar a Viçosa pode dar vazão a tudo que estava guardado durante esses anos e mostrou que a arte com as plantas era o que sabia fazer de melhor.Hoje Cesário Sales tem uma floricultura em Viçosa do Ceará onde atende a públicos diversos com a produção de mudas e flores e com os projetos de jardins e paisagens para quaisquer ambientes. No seu Recanto da Paz Cesário Sales exerce o dom de fazer das plantas verdadeiras obras de arte.O jardineiro/paisagista está sempre reciclando os seus conhecimentos através da participação em cursos, seminários, palestras, feiras sobre paisagismo, controle de pragas e jardinagem em geral. Recentemente fez parte do Agroflores, evento promovido pelo SEBRAE.Como paisagista de Viçosa, Cesário capacitou 27 jovens para o trabalho com as plantas, na época através da floricultura Nossa Senhora das Vitórias, que hoje continuam o trabalho de manutenção dos jardins da cidade. Cesário destaca a importância do apoio do ex-prefeito Evaldo Soares e do atual prefeito de Viçosa José Firmino que investiram no embelezamento da cidade através do seu trabalho, dando espaço para que ele pudesse mostrar ao mundo sua arte. Serviço: Cesário Sales – Jardinagem e PaisagismoFloricultura Recanto da Paz - 88-9604.1832

Sr. Cesário é um dos mais novos associados da ACEO - Associação Cearense de Orquidófilos e participou das palestras e oficinas no II FestOrquídeas. Seja bem vindo a esta grande família!

7 comentários:

NWO Observer disse...

Visit this blog. Thank you!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Obrigada você pela visita. Vera

Unknown disse...

Gostei muito do site , e adorei a exposição.
Gostaria agora de saber o i-mail de Dona Vera Coelho , pq me interessei pelos seus ( ADENIUMS ) e gostaria de adquirir...!! obg ..!!

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Olá Maurício, meu e-mail é veracoelhov@gmail.com
Grande abraço, Vera Coelho

Anônimo disse...

Vera, veja que coincidência tinha acabado de ler o seu artigo e fiquei encantada com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Cesário, fiquei pensando a pessoa maravilhosa que deve ser!
À noite assistindo a um programa na televisão que eu adoro (Via Brasil) a reportagem era justamente sobre o Sr. Cesário!
Fiquei muito feliz porque já o conhecia antes através do seu blog!
Obrigada por nos apresentar a este grande Brasileiro! (com "b" maisculo)

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia, o Sr. Cesário é realmente uma pessoa incrível, gosta de um papo que só! Passamos horas e horas conversando e quanto mais falávamos em plantas, jardins, orquídeas e não esgotavamos o assunto. Quero um dia visitar Viçosa do Ceará, que fica no alto da serra, um lugar belíssimo, quase fronteira com o Piauí. Muita coincidência ter assistido a um programa dele. Com certeza mostrou seu belo trabalho que faz com as plantas. Abs, Vera

Anônimo disse...

Vera, o programa pode ser revisto através do site: www.g1.com.br/globonews. O link é "Via Brasil".
O programa foi ao ar na terça feira, dia 02/12.
Abraços!