quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Rchyncholaelia glauca


Uma linda mexicana unifoliada, cujas flores verde-pálido medem 10 a 12 centímetros, uma por haste, sobre um robusto pseudobulbo. Esta espécie também encontrada em Honduras é melhor cultivada em vaso bem arejados ou uma cesta bem drenada. As flores são de uma substância texturizada, delicioso perfume cítrico lembrando o da framboesa. Rhyncolaelia glauca requer um clima intermediário, devendo ser cultivada em meia sombra e quando crescer, deve ser regada e fertilizada de forma adequada. Em fase de crescimento é necessário fornecer uma maior quantidade de luz e consequentemente mais água para se obter uma boa floração. Não suporta substrato encharcado e quando isto ocorre pode sofrer ataque de bactérias e fungos, com perda de folhas, levando-a à morte.Quando não estão em crescimento, reduzir a quantidade de luz e de rega, tendo o cuidado apenas para não desidratar a planta. Boa ventilação é essencial, em qualquer período. Esta espécie é prolífica quando cultivada em cachepôs. Também conhecida como Brassavola glauca, espécie epífita classificada por Lindley em 1839 e reclassificada recentemente por Rhyncolaelia. O gênero Brassavola tem o nome em homenagem ao italiano Antonio Musa Brassavola, um médico e homem da nobreza. Sinonímia: Rhyncholaelia glauca (Lindl.) Schltr. (1918), Bletia glauca (Lindl.) Rchb.f. (1862) e Laelia glauca (Lindl.) Benth. (1880). Usada em hibridações com a Cattleya, Laelia e Epidendrum, transmitindo sua rusticidade e resistência à maioria das doenças que acometem essas duas espécies.




ABC do Orquidófilo de uma, várias e muitas orquídeas, do Prof. René Rocha

Um comentário:

JOSE LUIZ disse...

Gostei de conhecer aqui essa orquidea, Rhyncholaelia glauca, que ainda não conhecia! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos orquidófilos!!! Precisamos disso no Brasil! Abraços grande amiga!
(escuta, corrija o título - trocou letras lá - ele é uma das principais TAGS qdo um robô virtual, tipo Google, rastreia a web procurando uma palavra digitada por alguem pesquisando um assunto...depois vc deleta esse trecho entre parenteses.)