segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cultivar orquídeas e defender o meio ambiente




O interesse pelo cultivo de orquídeas tem aumentado no Estado com o incremento das atividades da Associação Cearense dos Orquidófilos. Fundada há 31 anos, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos, a entidade passou por uma reestruturação e ressurgiu em 21 de abril de 2007 como Associação. No terceiro sábado de cada mês, a partir das 15h, os associados se reúnem na Casa de José de Alencar para a troca de idéias e mostra de orquídeas. O público em geral terá uma oportunidade de conhecer mais sobre a exótica flor no Festorquídea, festival com exposições, palestras e mini-cursos, que acontecerá de 14 a 16 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
De acordo com integrantes da ACEO, pessoas de todas as idades demonstram interesse em aprender como cultivar orquídeas. “Influenciar as crianças e trazê-las para este trabalho é uma prioridade para que a Associação se mantenha e se renove. Queremos que as crianças, quando maiores, influenciem outras e assim continuamente”, explica a associada Vera Coelho. “A orquídea é uma flor curiosa, ela tem várias formas e apenas a sua estrutura é igual. As crianças se interessam quando olham a diversidade, as diferentes cores e tipos de orquídeas”, explica Ítalo Gurgel, presidente da Associação.
Em exposições e excursões promovidas pela Associação, novas pessoas são cativadas pela beleza da flor. “É ótimo termos jovens interessados em participar dessas atividades, porque a pessoa que se interessa por atividades de cultivo é defensora do meio ambiente, acaba estudando a natureza e promovendo atividades para fortalecer esta tarefa”, destaca Ítalo. Nas reuniões e eventos, as dúvidas sobre plantio e manejo são esclarecidas. “É um pouco complicado no começo, mas depois é bem simples e satisfatório”, afirma Vera. “Estamos pensando em além das exposições fazermos um programa que envolva crianças para mostrar a profundidade e os benefícios desse trabalho”, antecipa.



Mais Informações: Ítalo Gurgel, presidente da Associação Cearense dos Orquidófilos (fone: 85 32249753)



Agência da Boa Notícia

Carmina Dias - Jornalista Responsável - Registro: CE00629JP

Giovanna Munhoz - Estagiária
Gostaria de elogiar o site www.boanoticia.org.br pela iniciativa de divulgar somente notícias agradáveis, um desafio aos grandes canais de televisão que trabalham em cima da desgraça, do crime, do sequestro, da bandidagem, da notícia que nem sempre queremos ouvir e no entanto somos obrigados. A Agência da Boa Notícia surgiu para publicar conteúdo que fazem bem aos olhos e aos ouvidos. Parabéns!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita a proposta da associação. Acho também que temos que incutir nas crianças o gosto pelo "verde".
Fico torcendo para que dê certo, afinal temos que tirá-las da frente da televisão, computador, video game e vejam como é prazeroso lidar com a terra e serem presenteadas com belíssimas florações.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Kátia, o que você falou é a pura verdade. Tenho um sobrinho que está viciado em video game, olhos vidrados na tela querendo acertar os bichinhos.
Nós temos que incentivar às crianças a lidar com a terra, com as plantas, acompanhar todo o ciclo (semeadura, germinação, crescimento até a fase adulta). Tive esta felicidade de plantar mudas e ver ao longo do tempo nascer frutos (bacuri) e um flambloyant vermelho. É muito gratificante!