quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Cultivando Amizades.



Nestes oito anos que venho dedicando minha vida a orquidofilia, tenho convivido diariamente com orquidófilos do Brasil e de outros países, através das listas de discussão, revistas e exposições, que sem sombra de dúvida nos aproximam.














É cada vez mais intensa a vontade que o orquidófilo tem de deixar de ser virtual e se mostrar real, transmitir seus ensinamentos, dar suas dicas e naturalmente captar novos aprendizados. É incrível o feedbeck entre eles, não importando o seu grau de conhecimento, sua idade e profissão.


O orquidófilo tem um prazer nato também acolher alguém que o procure. Não sou diferente. O prazer que tenho em receber um amigo orquidófilo é tão grande quanto o de cultivar orquídeas.








No Tapuio, distrito de Aquiraz, distante 27 KM de Fortaleza, onde construí uma estufa, que a denominei de Orquidário Terra da Luz, e cultivo orquídeas, também em árvores, como a Cattleya labiata, Epidendrum ciliare, Oncidium ceboleta, Cattleya granulosa, Rodriguezia venusta e bahiensis, entre outra, venho recebendo com bastante freqüência orquidófilos locais e de outros Estados, que voltam encantados com a beleza do local, com as orquídeas cearenses e com a cordialidade do povo nordestino.













O segredo não está no Manual de Etiqueta Social, simplesmente no jeito simples e transparente que o cearense tem em receber, trocar uma orquídea e oferecer uma água de coco gelada, uma cajuína ou simplesmente um abraço para quem veio de tão longe.

Enquanto a carne assa na churrasqueira e a cerveja gela no congelador, o papo vai rolando entre um assunto e outro. Há quem venha para se demorar mais dias, então o convite é pernoitar e desfrutar do canto dos pássaros, apreciar a diversidade da flora e do amanhecer no sítio.



Aqueles que nos deram o prazer de uma visita, tem lugar garantido no meu coração, porque ficou uma amizade, que é preservada e cultivada com muito carinho.

Artigo: Vera Coelho

2 comentários:

J.F. disse...

Vera, querida. Que saudades de vocês.
Gentes, vejam só a Nina e eu aí numa das fotos de visitantes do Terra da Luz! Que chique!
Vera, o texto está lindo e as fotos estão ótimas.
Lá no meu blog já tem link para o "Adenium-Rosa do Deserto" e, agora, já vou colocar o link para o "Orquidário Terra da Luz". Nestes próximos dias eu mando um texto para você publicar.
Beijão, meu e da Nina, para as três gerações de cearenses queridas.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

JF e Nina, pense na saudade que nós estamos! Olha, vocês não poderiam ficar de fora deste blog, quanto mais com este título "Cultivando Amizades". O seu blog tb está linkado no meu. Cê não viu? Quero sim, um texto daqueles da gente rir e ler muitas vezes, porque taí uma pessoa que sabe escrever. Continuo sua fã! rsrsrsrsrs
Bjs das três gerações.